- Área: 195 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Tatjana Plitt
-
Fabricantes: Astra Walker, Fisher & Paykel, Radial Timbers, Smeg
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Limerick é um anexo modesto a uma habitação existente numa propriedade rural vitoriana. A nova adição orienta a casa para as vistas amplas da encosta do país, proporcionando uma conexão ao seu entorno, algo que não era evidente na habitação existente.
A forma da adição foi inspirada nos galpões de corte de madeira degradados que existem na região. Essas estruturas inclinadas inspiraram o projeto da Limerick, tanto em forma quanto em material.
O exterior do anexo é revestido inteiramente em placas de revestimento na cor preto manchado para realçar a semelhança da materialidade do entorno. O envelhecimento da madeira irá reforçar ainda mais essa semelhança.
O revestimento cinza foi usado extensivamente no interior para contrastar com o exterior escuro, revestido de madeira, e para encorajar a noção tradicional de uma cabana de final de semana no inverno quente.
A forma triangular do anexo responde aos telhados inclinados da casa existente. A nova construção tem as mesmas dimensões e o formato das três casas de campo existentes usadas para construir a casa, mas é inclinada na fronteira leste para criar uma porta, que é usada para conectar a casa a outra residência na propriedade.
Situada em um grande terreno rural, a casa existente era insular e não conseguiu responder às vistas amplas da paisagem circundante.
O novo anexo procurou explorar essas oportunidades, aumentando a conexão da habitação com seu entorno. Duas grandes portas de aço servem no inverno para enquadrar a vista da encosta, enquanto no verão elas podem ser abertas para permitir que os espaços internos se tornem uma extensão da área externa.